quinta-feira, 29 de junho de 2017

Estrada, Deserto ou Colônia?

ESTRADA, DESERTO OU COLÔNIA? (Grayman Opsec)


Fazendo oposição a ideia de uma vida luxuosa, cheia de facilidades e confortos, a ideia de viver 'off
grid' ou fora do sistema tem ganhado vários adeptos ao redor do mundo, principalmente com o avanço do compartilhamento de ideias e técnicas de sobrevivência além do aparato técnico, a cada ano surgem novos equipamentos relacionados a temática que prometem ajuda-lo a se virar sozinho.

A motivação para essa atitude geralmente está no inconformismo com o atual padrão de vida levado por muitas pessoas, poluição, doenças, violência, tudo está interligado, e o ideal na maioria das vezes é a inspiração em personalidades hoje em dia muito populares devido as histórias propagadas em livros e filmes, a romantização do tema afeta um público alvo como jovens, pessoas na maioria das vezes com capacidades de sobrevivência militar, saúde atlética e com certo desenvolvimento intelectual literário ‘”Londoniano” e “Thoreautiano”, em alusão as obras americanas, o chamado selvagem e Walden-vida nos bosques.

Pode-se afirmar que o objetivo é o mesmo e com várias justificativas, más geralmente o padrão de vida 'off grid' obedece três categorias que se diferenciam pelo tempo de isolamento e pelo modus operandi do interessado nesse tipo de vida, pensando nisso penso fazer uma humilde tentativa de esclarecer alguns eventuais problemas que você interessado provavelmente vai enfrentar.

O primeiro tipo de isolamento imita o comportamento do mochileiro aventureiro, geralmente pessoas que decidiram dar uma “guinada” na vida de forma radical, claro que existem pessoas que com a prática conseguem se tornar profissionais nesse estilo de vida, vale lembrar que muitos optam por fazer esse estilo de prática mais inspirado no Christopher Johnson MacCandless, um jovem americano que adotou o pseudônimo de “Alexander Supertramp” e decidiu partir numa jornada espiritual rumo ao Alasca, o mesmo realizou sua derradeira viagem com pouquíssimos recursos, inclusive sem dinheiro, (ele queimou seu dinheiro inicial e depois conseguia trabalhos periódicos para ganhar o sustento ao longo da viagem), que para ele era interpretado como um objeto escravizador dos homens, alguns podem decidir fazer o mesmo, porém com uma maior seguridade, ir sacando dinheiro de pontos estratégicos ao longo do caminho, esse tipo de pessoa planeja meticulosamente tudo dentro de uma margem de erro calculada, se trata de um turista um pouco mais radical, o perigo constante nesse tipo de viagens é a própria segurança do andarilho, assaltos, estupros ou até outros tipos de acidentes podem acontecer caso você não tenha o que é preciso para se virar em determinado tipo de ambiente o qual planeja ir, principalmente quando se está sozinho.

O segundo tipo se parece muito com o primeiro, é o ermitão que em casos mais radicais, começa sua peregrinação e acha um lugar para se apascentar, como o Everett Ruess, americano que na década de 30 começou seu retiro em áreas áridas dos Estados Unidos, como Arizona, New Mexico, Utah e Colorado, o mesmo também providenciou mudar de nome e assumir outra identidade, o destino dele dificilmente poderia ser diferente do de Chris MacCandless, muito se passou até conseguirem identificar seus restos mortais, esse tipo de isolamento possue os mesmos riscos do estilo andarilho, o perfil psicológico é diferente de um simples mochileiro, nesse tipo de pessoa as motivações antissociais para se adotar esse tipo de vida geralmente estão baseadas em históricos de desilusão, violência e perdas, “a sociedade, o coletivo é mal”, “o homem é bom, o meio o corrompe”.

O terceiro e último tipo, mantém uma semelhança com o primeiro, porém na maioria dos casos a pessoa que decidiu adotar esse estilo de vida demorou muito para tomar esse tipo de decisão e já o fez quando tinha certa âncora social como a família, daí a família é levada junto, ao verdadeiro estilo “Capitão Fantástico” o aspecto positivo é que por estar em família a sobrevivência é facilitada o que deixa tudo mais confortável, o pais procuram dar uma certa segurança a vida dos filhos, então conseguem lhes oferecer o mais básico a sobrevivência como uma garantia, o lado ruim é a privação que os filhos terão (principalmente se estiverem na infância) referente a contato com outras crianças e possivelmente perderá suas capacidades de socializar com outros, os mesmos se sentem inadequados, quando são forçados a isso, como o jovem personagem do filme mencionado, isso apenas em casos extremos de isolamento, já comprovados a existência.

Na maioria dos casos observados pessoas que adotam o segundo e terceiro estilo de vida, mantem em si a dúvida se conseguirão sobreviver sem auxílio, então se instalam a algumas milhas de algum foco de população, porém caso realmente precisem de ajuda, terão que percorrer essa distância, dependendo da situação seria necessário prever essa situação de enrascada com uma boa antecedência, pois ninguém doente consegue fazer longos percursos já em leito de morte... além disso, o fato de não conseguir produzir todos os bens essenciais a sobrevivência, como os próprios remédios que necessitam de manipulação química, faz com que os “isolados” produzam algo para venda, caso não queiram esmolar para obter os itens, o que requer muita determinação e perspicácia para o comércio dos produtos, coletas de produtos naturais regionais, como ervas, raízes, frutas, peles de animais, ou até mesmo atuar como guias é algo comum para essas pessoas...

O último problema relacionado ao estilo de vida recluso em família, como um colono é a própria necessidade dos membros jovens familiares obterem outros tipos de recursos que habitam seus imaginários, ou até mesmo a necessidade de arranjar um parceiro ou parceira e continuar a família.

***********************
Texto de Grayman Opsec - Blog SOBRE.VIVÊNCIA

domingo, 30 de abril de 2017

Preparadores de Apartamento

Olhar através da janela / Look through the window:

Por mais que o titulo leve a ideia de critica à Preparadores ... o texto traz a resposta a ideia de pessoas que tem sua estrutura limitada por morarem em apartamentos, ou seja, o texto dessa vez é mais indicado a Preparadores Urbanos.

A pergunta é comum, mas foi em uma discussão com um membro da nossa pagina no Facebook que resolvemos escrever um texto.

Então vamos começar com uma ilustração do que seria nossa ideia .. se baseando nos prédios mais comuns do país.

**Baseado em um pequeno conjunto habitacional - LINK

- Apartamentos de 2 quartos (45 m²)
- Prédio de 4 andares (4 apartamentos por andar)
- Conjunto habitacional com 7 prédios (8.000 m²)
- Sem Piscina
- Garagem em patio (não protegida)
- 1 Portão de entrada e saída com Guarita
- Valor médio de R$ 140.000,00

******************************************************************
De dentro para fora

A chave principal de qualquer preparação é poder se manter por um tempo, para isso à necessidade obtenção de recursos suficientes para você e sua família/grupo. Entende-se nessa necessidade a alimentação e água, higiene, segurança e se possivel à autossuficiência. Aliado a isso formas de manter as pessoas indesejadas fora do acesso a seus recursos e meios que seus recursos - já escassos - continuem suficientes para suprir suas necessidades de sobrevivência por tempo indeterminado.

Varanda de apartamento tem jardim vertical e frutíferas. Inspire-se e monte o seu em casa.:
Primeiro passo - Recursos

Após a obtenção de recursos para o prazo que julgue necessário (creio eu, não menos de 2 meses) e produtos de higiene (Lenços umedecidos, sacos plásticos para descarte de "Esgoto", pasta de dentes, sabonetes, álcool e etc.). É preciso que tenha disponivel material que não é a principio visto como necessário, como sementes de fácil germinação, equipamentos para trabalhos manuais de necessidade (caixa de ferramentas), Jogos e meios de diversão e passar o tempo (baralho, jogos de tabuleiro) e afins..

É a se manter vivo o cotidiano que mantem seu lado psicologico desperto para enfrentar problemas. Uma mente que não enxerga a necessidade de se manter vivo, não busca caminhos para tal... Foi assim que a humanidade evoluiu - buscando se manter vivo com o que era comum para eles.

Segundo passo - Suprir a Alimentação

É procurar pela autossuficiência com hortas em varandas ou paredes mais iluminadas e com maior acesso a luz solar. E nesse caso, quanto mais, melhor, pois a alimentação por ser parte fundamental da preparação e por não funcionar de maneira constante (deve crescer, amadurecer, ou tem época...) necessita que você tenha uma maior quantidade disponivel para lhe fornecer alimentação enquanto as outras especies estejam se desenvolvendo.


Hidroponia e Aquaponia, também são modos que ocupam pouco espaço e lhe permite aumentar a produção de alimentos para lhe suprir em momento de crise.

T H E _ C O L L E C T O R: Conseguir a autossuficiência alimentar é uma coisa meio impossível de se conseguir com espaço tão limitado, mas quanto maior for sua capacidade adquirida em busca deste caminho, melhor será sua preparação.

Terceiro passo - Segurança


Divida seus espaços em menores 'áreas de segurança'.
Se está confinado em um prédio aumente sua proteção por "camadas" ...


  1. Tenha modos de defender - Armas de Fogo
  2. Melhore a segurança de seu apartamento, fortifique as portas e janelas, acrescente grades e trancas e pontos de apoio das portas.
  3. Divida o prédio por andares ... cada andar com um nível de segurança .. coloque grades resistentes entre um andar e outro.
  4. Aumente a segurança das entradas de seu prédio - com grades.
  5. Aumente a segurança de seu bloco de apartamento - com muros e grades e arames ou cercas.
  6. Aumente a segurança de seu Conjunto habitacional.
Fiz questão de repetir as palavras "AUMENTAR A SEGURANÇA" e "GRADE" para que veja, que a cada camada de divisão de segurança que consiga fazer ... o acesso até você ou seus recursos e família é mais limitado/difícil. Ainda é possivel chegar até você, mas já torna a tentativa mais demorada, dando-lhe tempo para planejamento de ações e ou que os 'agressores' desistam ou que ocorra alguma coisa que lhe forcem a desistir de continuar.


Quarto passo - O Grupo

HS2 .... "I can't believe you followed me." "I can't believe you ran away. Thought you never lost a fight.": O bom, grande e diversificado grupo... é ideal por vários fatores:

  1. Diversidade de conhecimento -  Ninguém consegue entender de tudo, menos ainda são as possibilidades de conhecer 'bem' as coisas... é como exigir que um mecânico também seja médico, agricultor, policial, açougueiro, ferreiro ... é muita informação para uma só pessoa, então o ideal é que seu grupo tenha especialistas em cada área de necessidade para que possa suprir as adversidades futuras e funcionar bem como comunidade.
  2. Divisão de tarefas - São melhor estipuladas dando tempo suficiente para um bom descanso para todos ... não adianta - se seu grupo for pequeno (ou apenas você), uma hora ou outra estrará desprovido de defesa.. o que pode ser fatal.
  3. Mão de obra - Assim como duas cabeças pensam melhor do que uma, quatro braços e pernas trabalham mais e melhor do que duas... para determinadas tarefas o trabalho em equipe é essencial e facilitará a sua sobrevivência drasticamente, escolha com cuidado quem estará contigo.
  4. Recursos - Aumento da capacidade de obtenção de recursos e/ou produção, porem com a maior quantidade de pessoas para aproveitarem dos mesmos recursos.
    Aumenta-se o espaço para cultivo de plantas e etc..
    Com o dono do terraço do seu lado, vocês podem organizar o terraço para que seja capaz de produzir uma boa quantidade de comida - incluindo a criação de pequenos animais como Galinhas, Codornas e Coelhos (até peixes) - o que aumenta a possibilidade de autossuficiência alimentar, aumentando as chances de sucesso na sobrevivência. 
  5. Hierarquia - Quanto maior é o grupo, maior a necessidade de organização de uma hierarquia, é com essa hierarquia que se ganha definição para conseguir que as tarefas sejam executadas como deve ser ... Com medidas de poder, ou não.. numa questão de crise, é comum aparecerem pessoas que não aceitem seu ponto de vista e forma de governar, e tentem adquirir o poder... o problema é que com esse poder .. você garante que não será explorado? para controlar a situação, organize-se e crie regras de convivência ... Seguir regras torna tudo mais fácil..

Comunidade

Até nesse ponto, são detalhes mais reservados a seu prédio apenas... Mas se a ideia segue o tamanho de um Conjunto Habitacional não muda muito da ideia principal, a diferença é a quantidade.. são mais pessoas, mais recursos e mais espaço.

Com trabalho duro e uma boa organização, pode utilizar de espaços como quadras para a criação de animais, se não tiver uma área verde, pode-se quebrar parte do estacionamento para a utilização para plantações de larga escala. Apartamentos vazios podem se tornar grandes depósitos de armazenagem de alimentos e materiais com constante vigilância e com maior segurança aproveitando de poucos recursos para tal. (poucas armas de fogo disponíveis, mas muita gente no condomínio - melhor um deposito do que vários).

Fort McMurray Fire: Canadians Donate $30 Million To Relief Effort    ( that was fast Bravo  but its less than a dollar per person ):
Com conhecimento de quantidade recursos disponíveis e com quantidade de pessoas em estado de tais necessidades.. com tais dados e a criação de "bens/áreas comuns", torna-se mais fácil o controle para que ninguém utilize de recursos importantes de maneira desordenada e exagerada (uma pessoa comer 2kg enquanto outra come 0,300 gramas). Se a crise deixou todo o conjunto habitacional sem energia, será bem mais fácil gerar energia para 1 apartamento que vá suprir a necessidade de todos, do que gerar energia para todos os 112 apartamentos.

É com pequenas participações e adaptações que os preparadores de apartamento conseguirão sobreviver as crises enfrentadas, mais do que nenhum grupo... necessitam do trabalho em equipe, pois com seu êxodo rural, perdeu-se um pouco da capacidade de suprir a si mesmos... e agora dependem de um governo.

Ainda sobre a comunidade - deixo claro que, quanto antes conseguir organizá-la, melhor e mais rapidamente ela conseguirá se sobressair sobre as adversidades. Se as pessoas não se adaptarem rapidamente à um meio de vida "pós-crise" em comunidade e começarem a funcionar de modo a suprir uns aos outros, está fadada a fracassar 
[Assim como nossa comunidade atual afunda tão rapidamente para o caos]

Esperem pelo melhor ... Preparados-Brasil!

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

EDC - EveryDay 'Celular'


Com a medida que o tempo vai se passando, novas tecnologias vão sendo criadas para a melhoria de vida da maioria das pessoas. Tecnologias tem diferente definições de acordo com a época que está ocorrendo, no inicio da criação dos sistemas de esgoto e saneamento básico, essa era a "tecnologia".

A definição de tecnologia é "Teoria geral e/ou estudo sistemático de técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana"

Nos dias de hoje a tecnologia é bem mais assimilada a produtos tecnológicos como computadores e celulares. Mas por mais que a tecnologia desses aparelhos sejam assustadoramente boas, sempre há uma adaptação ou melhoria que podem ser acopladas e inclusas e nessa perspectiva que escrevemos o texto de hoje. Na nossa humilde opinião, os celulares precisam:

Contatos de Emergência

Acreditamos que os celulares deveriam ter na tela inicial (tela de bloqueio) dois ou três contatos de emergência (Amigos e/ou parentes) para que ajudasse a transmitir informações.
Mas, enquanto não possuem essa facilidade/necessidade busquem colocar em sua #AGENDADECONTATOS o contato "AA - Contato de Emergência" (bem completo, com nome, endereço e etc) .... para facilitar o contato caso ocorra algo com você.
[Não se esqueça de NÃO colocar senha de bloqueio - pois se não, não haverá como entrar em contato com a pessoa]


Documentos
Hoje os celulares estão tão constantes em nossa vida que não é difícil ler que são um "membro" do nosso corpo, muito das vezes estamos com os celulares em mãos e não estamos com nossos #documentos.
Em plena era de evolução e tecnologia, passou da hora dos fabricantes ajudarem nessa incorporação, proporcionando um espaço bem organizado e que você tenha acesso aos seus documentos, tanto para consulta quanto para impressão por necessidade a qualquer momento.
[Não se esqueça de ter senha de bloqueio, pois se não, ao perder seu celular, qualquer um terá acesso a todas as suas informações]

※ Um precisa de tela de bloqueio o outro não, percebeu?! ※

Melhoramentos

- Aumento do espaço interno
Por mais que esteja cada dia mais melhorando esse detalhe, além dos cartões de memória que proporcionam essa melhoria ... ficou bem ultrapassado a necessidade de 'HDs Externos', os celulares devem ter a capacidade de acesso de TUDO que você deseje ter armazenado nele para a hora que você precise ... assim como funciona um #HD Externo, com a diferença de estar portando apenas um único e mais usual item.

- Bateria com longa duração
O carma das novas gerações, baterias que duram pouquíssimo e que não conseguem suprir nem mesmo a utilização básica do aparelho por um único dia completo (olhe la 1/3 de dia).. nos deixando completamente na mão e tendo que recorrer a uso de outros aparelhos como um '#PowerBank' o que se torna totalmente incômodo na necessidade de sair sem bolsas/mochilas.

- Fotovoltaica
Existem relógios digitais (RELÓGIOS) com capacidade de se 'recarregar' com mini placas #fotovoltaicas na qual são inseridos em locais estratégicos e proporcionam o carregamento da bateria quando esta com acesso ao Sol... deveria ocorrer o mesmo com os celulares, nem que demorasse nessa recarga, mas proporcionasse aos seus usuários uma 'carga' mesmo sem acesso a energia elétrica. Usuários aventureiros amariam... além de ser um baita item de #Sobrevivência


Fato interessante: Dizem que a tecnologia empregada em um único aparelho celular (#Smartphone) de hoje em dia, é maior que toda a tecnologia utilizada pela NASA nas primeiras missões fora do planeta

**************
Sobre a utilização de tecnologias como a do celular, existem diversos outros tipos de usos para os Celulares, (o vídeo acima traduz a maioria em imagens) principalmente no meio #Sobrevivencialista / #Preparador como a utilização de suas peças para confecção de materiais cortantes como 'facas e pontas de flechas' ou utilizando o aparelho como 'alarmes de invasão', alem da utilização da bateria com papel alumínio ou bucha de aço para 'obtenção de fogo'


Sua utilização ainda pode ser profissional, como no contato de Agentes de segurança até a grandes Empresários, serve para a diversão como leitura de livros e forma de ouvir suas musicas preferidas, jogos, vídeos, contatos, localização, pesquisa, armazenamento de informações, agenda e muito mais.



Assim o importante é se adaptar a evolução das épocas e suas tecnologias a fim de facilitar também o seu cotidiano com as ferramentas que estão disponíveis para você, tudo existe seus prós e contras, quanto mais você se adapta ao seu redor, melhor preparado estará paras adversidades que possam estar a ocorrer.

"Não é o mais forte que sobrevive, mas aquele que melhor se adapta as mudanças" 
-- Charles Darwin --