quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Dinheiro



O dinheiro é o meio usado na troca de bens, na forma de moedas ou notas (cédulas), usados na compra de bens, serviços, força de trabalho, divisas estrangeiras, ou nas demais transações financeiras, emitido e controlado pelo governo de cada país...
Ou seja, se o governo "cair", ele perde seu valor de mercado, afinal não existirá motivos para se permanecer trocando produtos por moedas e cédulas num cenário catastrófico (quem trocaria água por um papel escrito R$10,00 reais?!), o que nos faria regredir numa época por assim dizer, Medieval ou no caso do Brasil - Nos primórdios da colonização Portuguesa, onde os Índios Brasileiros não conheciam qualquer forma de moeda, onde a Permuta (escambo / troca) era utilizado.



E tudo isso depende da escassez ou necessidade do produto, um exemplo, seria sobre essa crise hídrica do Brasil .. O preço da água em determinadas regiões mais afetadas subiram drasticamente, se estivéssemos numa situação de catástrofe, possivelmente 1 litro de água equivaleria a 2 kg de carne, ou coisa similar.



Então entra como moeda de troca, qualquer item ou produto que possa ser utilizado pela outra pessoa,
água, comida, sal, equipamentos, animais, moveis, propriedades, serviços e etc.

Para sobreviver à um cenário como esse, a melhor forma de se preparar seria criar uma forma de auto-suficiência e/ou ao menos produzir determinado produto para efetuar trocas como vinhos, cervejas, ovos, hortaliças e muitos outros...


Assim, se você não possui uma propriedade auto-suficiente, ao menos poderá sobreviver na base da permuta com outros "sobreviventes" .. mas não se esqueça que é bom ter uma rede de clientes já semi estabelecida, se você anunciar aos quatro ventos do mundo que possui determinado produto ou estoque, e descobrirem que você não possui uma segurança apropriada, você correrá perigo.

Então monte um grupo onde as principais trocas possam ocorrer entre si, assim vocês não chamariam atenção de indesejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário