sábado, 20 de junho de 2015

Canis lupus familiaris - O cão


Foi ainda durante a Pré-História que surgiram os primeiros trabalhos caninos e, com isso, começaram a fortalecer os laços com o ser humano. Cães de caça e de guarda ajudavam as tribos em troca de alimento e abrigo. Com o tempo, aperfeiçoaram o rastreio e dividiram o abate das presas com os humanos. Por possuírem alta capacidade de adaptação, espalharam-se ao redor do mundo, levados durante as migrações humanas e aparecendo em antigas culturas romanas, egípcias, assírias, gaulesas e pré-colombianas, tendo então sua história contada ao lado da do homem.
Origem e Domesticação

Existem ótimas razões para se ter cães (ou animais domésticos) em sua companhia
encontramos alguns textos no antigo blog (Zumbi Hunter) onde expressam bem os prós e contras

Prós

1 – O olfato do cão
O principal motivo para se ter um cão. Por mais que você sinta o cheiro de carne podre em todos os lugares apenas o seu cão vai ser capaz de farejar o perigo a distância.  Por isso ter um cão por perto quando for procurar comida, sobreviventes ou para te alertar do perigo caso esteja em um local muito escuro é sempre bom.

2 – Ele pode ser um bom vigia
Se você estiver sozinho vai passar por apuros. E dormir vai ser um desses apuros. Nenhum lugar vai ser seguro o bastante, fechar os olhos pode ser uma sentença de morte e andar por aí sonolento também, a não ser que você tenha um cão. Os cães tem um sono mais leve, e por ter sentidos mais aguçados vão acordar e te acordar antes que o pior aconteça.

3 – Ele pode ser ótimo para intimidar
As armas de fogo e as munições logo se tornarão raridades e os encontros hostis serão resolvidos no “mano a mano”. A menos que você tenha um cão. Todo ser humano tem um medo natural dos cães, talvez uma memória genética da época em que os lobos nos aterrorizavam nas florestas dos homens primitivos. Por isso ter um cão ao seu lado vai facilitar e muito as negociações.


4 – Se estiver sozinho qualquer companhia é bem vinda
É sabido que a solidão pode levar um homem a loucura, você pode acabar como seu pior inimigo. Por isso é importante ter alguém pra conversar, mesmo que esse alguém seja um cão.  

Exemplo disso é o filme:
       . Náufrago em que o Tom Hanks fica amigo de uma bola de vôlei. 
       . Eu soua Lenda em que o Will Smith tem como companhia um cão. 
Por isso ter um amigo fiel ao seu lado é uma ótima escolha caso você esteja sozinho.

5 – O instinto dele é melhor do que o seu
Sobreviver se baseia em instintos, e isso vai ser bem óbvio nos dias escuros. Por isso ter alguém com bons instintos para caçar e se defender é uma grande ajuda. O cão pode te ajudar a abater animais selvagens, como fez quando os homens primitivos caçavam nas florestas. Ele pode ajudar você a se defender caso seja atacado por humanos ou zumbis ou seja lá em que você acredita, ele pode prever o perigo e é capaz de arranjar comida onde quer que seja.




Contras


1 – Ele pode ser o vetor da doença
o bom e velho vírus. E o que os cães têm com isso? Bom, alguns vírus podem infectar uma classe inteira de animais, como os mamíferos, e até mais. Por isso não podemos vacilar, nosso cão pode sim ser infectado e se não virar um 'rottweiler zumbi faminto' ele pode acabar sendo um transmissor da doença.

2 – Você terá uma boca a mais pra alimentar
Já vai ser difícil conseguir comida para si mesmo, dormir com o estômago roncando vai ser rotina. Então imagine ter que conseguir comida para alimentar um cão? Um cão de porte grande pode comer até um quilo de ração por dia. Pode não parecer muito, mas no apocalipse isso se tornará uma manutenção cara.

3 – Pode ser uma perda muito dolorosa
Conheço muita gente que se apega mais ao animal de estimação do que aos amigos humanos. Daí já se percebe o quanto podemos nos afeiçoar ao bicho. Isso vai ser potencializado se ele for sua única companhia, e como dito a solidão pode levar uma pessoa à loucura. Mas nada é pior do que perder a coisa que mais se ama.
Perder seu companheiro canino pode lhe custar a sanidade.

4 – Ele pode fazer barulho no pior momento possível
Você está correndo como se não houvesse amanhã. Seu cachorro vai correndo ao seu lado com a língua pra fora. Você entra em um beco escuro e se abaixa atrás de algumas latas de lixo esperando que os perigos que estão te perseguindo passe direto. E eles vão passando, sem notar que você está escondido ali pertinho prendendo a respiração e suando frio. Até que seu cão faz com que eles fiquem sabendo, latindo descontroladamente pra assustar a ameaça.

5 – Um cão desobediente pode ser uma grande dor de cabeça
Nem todos os cães têm o treinamento militar necessário para serem fiéis e obedientes. E podemos deduzir que no SHTF você vai estar acompanhado apenas do bom e velho totó que cuidou do seu quintal enquanto você ia trabalhar/estudar. E esse cachorro doméstico por mais que vá até você quando você diz “vem” e te siga pra todo lado, não tem o treinamento adequado pra ser um cão de sobrevivente. O item 4 é o pior exemplo em relação a isso, mas outras coisas podem acontecer, como seu cão sair correndo atrás de algum pássaro ou outro animal sem sua permissão, ele pode avançar em alguém ou algum animal e acabar sendo ferido, ele pode até mesmo morder você caso esteja estressado.

outro grande valor de um animal..
... Uma pessoa que esteja infectada ou com uma doença transmissível (em um SHTF biológico), podem não saber ou tentar esconder sua condição dos demais, pode causar a transmissão para todo o grupo e tornar sua sobrevivência um pouco mais perigosa ou de dificuldade incomparável.

"Estudos mostram que os animais conseguem captar o odor de tumores e de infecções. Uma célula com câncer elimina resíduos metabólicos marcantes e o olfato apurado dos cães consegue captar tais diferenças mínimas. Também é estudado porque gatos conseguem pressentir a morte das pessoas com até meia hora de antecedência apenas sentindo o cheiro do ambiente, pois mudanças metabólicas ocorrem antes do processo de morte que são liberadas pelo corpo. 


Por isso, preste atenção na reação dos animais. Alteração de comportamento é um forte indicativo de perigo na comunidade. Cães e gatos reagem de maneira imediata à essas ameaças."


Ainda sobre o cheiro, os cães e muitos outros animais usam o cheiro para demarcarem seu território, para mostrar quando estão no cio, para caçar e para se esconder..
Aos amantes da caça, é quase obrigatório sempre estar atento à direção do vento, pois ele pode entregar sua posição (ou "informar" aos animais que existe um predador ou algo diferente por ali)

Não se pode anular completamente o cheiro mas existe alguns truques que podem ser utilizados para disfarçar o seu odor.
  • Mesclar o seu cheiro com a do ambiente - sujando suas roupas com a terra, lama e demais substratos.
  • Alimentação - Carnes vermelhas e bebidas alcoólicas podem deixar seu cheiro mais intenso        (Se for caçar, prefira alimentos leves e ricos em água, como frutas e vegetais)
  • Usar chamarizes de cheiro (para atrair), assim como Repelentes "de cheiro" (para afastar)
O olfato dos cães é tão apurado que constantemente são utilizados pela policia em aeroportos e estradas em busca de drogas, o que lhe mantem em um ponto privilegiado na hora da caça, ou um ponto desprivilegiado se for caçado.


Os animais infectados

Existe ainda o perigo dos animais infectados com doenças...
... Não é de hoje que a humanidade enfrenta doenças vindas dos animais ... algumas permaneceram apenas nos animais, não se tornando transmissíveis entre os humanos, mas não deixa de ser menos letal

Leptospirose - Transmitida por água ou alimentos infectados pela urina do animal.
Raiva - Transmissão se dá do animal infectado através do contato da saliva da mordedura.
Peste Negra - Transmitida através das pulgas.
Tuberculose - Transmitido através dos bacilos expelidos por um individuo por tosse, fala, espirro.
Histoplasmose - A infecção é adquirida por via respiratória através da inalação.
Salmonelose - A transmissão se dá através da ingestão de alimentos contaminados.
Gripe Suína - Transmissão através de secreções respiratórias ou inalar partículas infectadas. 

Gripe espanhola - Relacionada com o vírus da Gripe Suína [H1N1]

Existe dezenas se não milhares de outras doenças relacionadas com animais, e vírus não são tão previsíveis quanto se espera e não é difícil sofrerem alguma mutação, que o torne de fácil transmissão para animais domésticos e/ou humanos. (Aos que não entram nessa linha)

Por isso é sempre bom estar muito bem informado sobre as doenças que estão assolando o mundo e buscar maneiras de se precaver de algum possível futuro surto.

Preparação Animal

Nossos amigos animais precisão de uma atenção extra


Quando surgem emergências inesperadas os animais tendem a ficar ansiosos e podem agir irracionalmente, os animais tem instintos sobre mudanças climáticas severas, é fácil ouvir relatos das mudanças de comportamento dos animais horas se não dias antes de algum desastre de grandes proporções.

Ao preparar para essas mudanças no comportamento do nosso animal, podemos ajudá-los a se sentir mais seguro, e dar-lhes o que eles precisam para lidar com a situação.
Saber como seus animais agem antes, durante e depois de uma tempestade é o primeiro passo.

Clique na imagem para abrir no Flickr

Se possível, mantenha junto ao animal à documentação, cartão de vacinas e contatos de emergência alem de um kit de primeiros socorros:

- Números de telefone para veterinário do animal
- Luvas de látex
- Faixas para envolver feridas
- Gazes
- Fita adesiva - hipoalergênica
- Pomada antibiótica
- Leite de Magnésio ou carvão ativado - para absorver o veneno
- Termômetro - para verificar a temperatura do animal
- Conta-gotas ou seringa grande (sem agulha) - administrar qualquer medicação via oral
- Materiais para fazer uma tala
- Tesoura pequena
- Pinça
- Cobertor de emergência
- Focinheira
- Manual de primeiros socorros para animais


O texto trata quase que exclusivamente dos cães, mas é que os outros animais se baseiam quase que necessariamente da mesma maneira, e requisitam das mesmas coisas, com algumas informações que seus donos devem buscar conhecer para melhor tratarem.

Um detalhe por exemplo ao gato, que acredita que "seu humano" é um péssimo caçador, por isso algumas vezes trazem pequenos animais mortos como ratos e pássaros para que ele se alimente, então os donos de gatos (não preguiçosos) eventualmente serão alimentados por seus bichanos.

******
* Para amantes dos cães, um blog excelente e repleto de informações e aventuras com os nosso fiel companheiro, é o blog do nosso parceiro Survival Dog ... aconselho a leitura.

* Estamos desenvolvendo alguns card's com as algumas raças de cães.. 
Álbum - 

* Para os que buscam filmes com a temática:

Nenhum comentário:

Postar um comentário