Agogê
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Agōgē (em grego clássico: ἀγωγή) era o rigoroso regime obrigatório de educação e treinamento imposto a todos os cidadãos espartanos do sexo masculino. O treinamento envolvia aprender a discrição, cultivar lealdade ao grupo, o treinamento militar (por exemplo, a tolerância à dor), a caça, dança, canto e o preparo social (comunicação). A palavra "agogê" significava "dependência" em grego antigo, mas no contexto em questão sua acepção podia remeter à ideia de "liderança", "orientação" ou "treinamento".
De acordo com o folclore, o agogê foi introduzido pelo legislador espartano semi-mítico Licurgo, mas suas origens remetem aos séculos 7 e 6 a.C., quando o Estado treinava cidadãos do sexo masculino entre as idades de 7-21.
*********************************************

Mas e aqueles que não passaram por isso, ou sua transição foi tão suave que acabaram esquecendo de trazer suas responsabilidades e necessidades que acompanham a evolução do homem em si?!
É fácil ver nos dias de hoje, pessoas que não carregam com si responsabilidade nenhuma, ao contrário, depositam em seus pais ou família, toda a sua irresponsabilidade.
Principalmente no passado, essa transição era marcada de diferentes maneiras, por diferentes tribos e grupos, de maneira na qual o menino não tivesse maneira se não realmente crescer e evoluir.
Evento esse como o Agogê ou Ritos de Passagens (principalmente Indígenas).

Seguindo a linha de raciocínio da importância, destaca-se a importância desse feito para o grupo. "Agora não podemos mais tratar essa pessoa (que passou pelo Rito de passagem) como um dependente, ele é independente e deve agir como tal para ajudar nas funções da comunidade".
(Fazer um churrasco e falar umas frases bonitas - não significa nada no passar dos anos)
Deve-se ser uma real provação, de tal modo que fique definido "Pronto! Hoje eu sou um homem!

No nosso meio, da Preparação e do Sobrevivêncialismo, essa transição se torna ainda mais importante se pensar que uma hora ou outra, seus filhos (ou pessoa que não passou por tal transição), poderá vir a necessitar de toda essa preparação involuntariamente, e pra piorar, sem a ajuda de ninguém [Claro que isso vai depender do tipo SHTF que você está se preparando e de imprevistos que ocorram durante o SHTF].
Para aqueles que são mais velhos e possuem filhos, é o passo de saber, meus filhos ficaram em boas mãos, ficaram a cargo deles mesmos. Algo que penso eu, ser muito importante pra quem é pai (mãe).
Eu, particularmente, acredito realmente que é um ponto necessário de ser defendido, nos dias de hoje, não é raro escutar que as pessoas defendem a ideia dos meninos brincarem de bonecas e de casinha para entenderem e crescerem melhor preparados paras as responsabilidades de um adulto e bom pai, assim como já vem sendo inconscientemente com as meninas. Preparadas desde sua infância para servir e cuidar, mesmo sem perceberem tal preparação.
E não é algo que irá 'custar' algo das pessoas, ao contrario, apenas fará bem as pessoas que vivem essa evolução... São como aquelas crianças que frequentam os Escoteiros, podem gostar ou não, mas seu aprendizado estará sempre lhes acompanhando e preparar e evoluir, nunca será algo ruim!
Preparados - Brasil ... esperem pelo melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário