segunda-feira, 11 de maio de 2020

O Principio Filosófico Schrödinger

Filme: Matrix - 1999 / Warner Bros Pictures

Esse "Princípio Filosófico Schrödinger" sequer existe. 
Faz parte apenas de um título elaborado por mim para ilustrar minhas ideias.

"Um gato é trancado dentro de uma câmara de aço, juntamente com o dispositivo seguinte (que devemos preservar da interferência direta do gato): num tubo contador Geiger há uma pequena porção de substância radioativatão pequena que talvez, no decurso de uma hora, um dos seus átomos decaia, mas também, com igual probabilidade, talvez nenhum se decaia; se isso acontecer, o tubo contador liberta uma descarga e através de um relé solta um martelo que estilhaça um pequeno frasco com ácido cianídrico. Se deixarmos todo este sistema isolado durante uma hora, então diremos que o gato ainda vive, se nenhum átomo decaiu durante esse tempo. A função-Ψ do sistema como um todo iria expressar isto contendo em si mesma o gato vivo e o gato morto simultaneamente ou dispostos em partes iguais."

Levando um pouco em consideração o Experimento Mental de Schrödinger - minha ideia é ilustrar uma forma de ação básica que trago na minha vida e que vejo que talvez poderia ser útil para algumas pessoas. 

Todo santo dia no compartilhamento de noticias e/ou informações nos canais/redes sociais que faço, sou obrigado a ler a indignação de pessoas por noticias falsas, ou não. Um possivel governo corrupto, ou não. Uma inicialização de uma nova ditadura, ou não. Uma Pandemia real, ou não.
A minha forma de pensar/agir é praticamente levar tudo em consideração como certo, ou não. Verdadeiro ou falso. Bom e Ruim. Yin e Yang. 

O que isso quer dizer?

É praticamente como se você estivesse acreditando em tudo o que lê, sem acreditar em tudo o que lê. Por isso utilizar esse titulo: "O Principio Filosófico Schrödinger" faz um pouco de sentido rs - até mais do que eu utilizar "As Maluquices de um Preparador"

Então trazendo a metodologia para a pratica, é praticamente como você entendesse tudo o que está lendo e acreditar e não acreditar naquela informação ao mesmo tempo.

Vamos a um exemplo - aproveitando a Pandemia - COVID-19:

Esse é um print screen do site (Governamental) do Ministério da Saúde do Brasil,
onde "comprova" as informações dos jornais e grandes mídias de notícias do país sobre:
Disseminação, Contaminação, Óbitos e etc. 

Atestando que até a data de ontem (10/05/2020), houve mais de 160.000 casos e mais de 11.000 óbitos. 
Anton Chigurh: What's the most you ever lost on a coin toss ...
Filme: Onde os Fracos não tem Vez / No Country for Old Man - 2007 / Paramount Pictures

Como diria o bom e velho Anton Chigurh:
"Qual a coisa mais importante 
que perdeu em um lance de moeda?"


Em um lado da moeda - temos o governo e as principais mídias de notícias do país atestando e trazendo informações sobre a quantidade de contaminados e de óbitos. Ate ai parece tudo bem - se não levarmos em consideração que temos um histórico de corrupção, ditadura e desgoverno e ate mesmo de uma mídia bem partidária e que apoiou e participou de boa parte da corrupção governamental. 

De toda forma, é um dos canais de informação mais confiável, com 'provavelmente' todas as analises reunidas em um só lugar. Novamente - se não levarmos em consideração que o governo não testou a todos.
Os dados são confiáveis ate que ponto? já que não há testes em massa?

O Outro lado da moeda - temos milhares de Fakenews, centenas de conspiracionistas, outras centenas de estelionatários, bandidos e simplesmente os que entram em pânico e desconhecem as reais informações e possuem certo nível de influência e fazem questão de compartilhar noticias ate mesmo incabíveis. Mas também não há motivos para terem sido "comprados" e espalhar o caos e podem realmente estar sabendo o básico de pequenos acontecimentos espalhados de verdade.

Em um resumido sistema de informação por boca-a-boca.

O que fazer então?
Levar ambas as informações como falsas e verdadeiras ao mesmo tempo.

O governo está arrotando números de casos e óbitos diariamente, e jornais e outras mídias seguem os números aproximados. Se por um lado a população civil tem julgado a Pandemia como um ato conspiracionista e que os números de infectados são falsos, por outro lado sabemos da ineficiência do nosso governo em atestar toda o seu numeroso 200.000.000 de pessoas, além da pouca vontade do governo gritar ao mundo que é ineficiente e um mal gestor no qual os números podem ser 4x, 5x, 6x ou mais vezes pior.

Em meu próprio entender - e ate mesmo com o risco de ser contraditório.

Estou levando a ideia dessa Pandemia como muito pior do que estamos sabendo, afinal, somos Preparadores - Nos Preparamos para o pior, esperando pelo melhor. Acredito que o real número de mortos e contaminados estejam milhares de vezes maior do que estão sendo divulgados e ainda sim, a crise tem seus resquícios de conspiracionismo - não sendo tão letal quanto o governo tem dito, porém, como uma ótima maquiagem pra uma crise no sistema de saúde que entrou em colapso por corrupção e não pode suprir a demanda da população numa crise mais grave - havendo mais óbitos do que realmente haveria (se funcionasse).

Esse texto vem apenas com a ideia de suplementar as pessoas para que analisem melhor as informações que chegam, levando em consideração que ambos os lados da moeda PODEM possuir problemas graves de veracidade e confiança.

Simplesmente não se esqueçam que a Escravidão (Mundial) e o Genocídio (Alemão/Chinês e outros) eram atos permitidos em lei e que ditaduras ainda existem em nosso planeta. Nenhum lado está 100% certo, assim como nenhum lado está 100% errado - a melhor saída é analisar tudo da melhor forma possível e tomar sua decisão particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário